BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 9 de maio de 2009

Eco


A minha casa faz eco.

Porquê? Porque tudo o que fazia dela uma casa foi retirado.

Apesar de já não lá estar há 6 meses, ainda dormia lá umas quantas vezes, ou por causa do babysitting ou porque simplesmente me dava mais jeito acordar mais perto da faculdade, ou ainda, para dormir com o meu namorado.

É estranho ver toda a casa vazia, sem qualquer traço de personalidade.

É muito interessante (e cansativo) retirar o recheio duma casa. Os objectos que já não nos lembrávamos que existiam, as memórias retiradas de armários e gavetas. As roupas escondidas, ou porque não as conseguimos mandar fora, ou porque as detestávamos.

Durante anos desejei que a minha casa deixasse de ter estuque e areia a caierem constantemente. Durante anos desejei que aquelas rachas desaparecessem. Durante anos desejei que a minha casa não fosse estupidamente quente no verão, e estupidamente fria no inverno.

Na segunda-feira, a minha casa terá buracos abertos duma ponta à outra, fios eléctricos à mostra, suportes, e tantas outras coisas. Porém, tão cedo não vou ver o resultado. E é isso que as pessoas esperam sempre: resultados e, sempre o mais rapidamente possível!
Há meses que só penso na nova disposição da minha mobília, da decoração que penso fazer...Só que é preciso tomar opções e os meus (nossos - mãe e irmão) planos se calhar não vão ser o que pensávamos. São precisas coisas como televisão, fogão, frigorifíco com arca, cama (irmão), armários (mãe e irmão, e supostamente para mim também), e agora se calhar o orçamento não chega, pois os planos requerem mais investimento para ficarem bem executados.

Quando se pensou na obra do interior da casa, a ideia era de que o espaço iria finalmente ser maior e ia ter finalmente um aspecto digno para o tipo de prédio em que vivemos (este por sua vez também reabilitado pela primeira vez desde há 30 ou 40 anos). Mas a crise anda por aí, e a casa não vai ter o final tão esperado, muito menos com o recheio esperado.
E é talvez isso que me deixe triste. É que a minha casa vai ter um aspecto novo, mas a sensação do velho continuará lá. E o facto de não ter o novo, não é por o ser, ou por materialismo, é porque efectivamente o novo faz falta. É o sentimento de realização que vai faltar. O acabemento.

Acabo com uns versos de uma música com o mesmo título que este post, 'Echo' (Hush Sound):


Echo, my voice is an echo
Of places I don't know

And stories I've been told
Echo. We all are connected
A lighthouse a voyage

For history's sake,
Will you please take notice?

1 comentário:

André Pereira disse...

As coisas nunca correm como se esperam. Mas in due time, tudo volta ao sítio e lá terás a tua cama rosinha e fofinha :P
Quem me dera a mim ter uma casa nova ou semi nova :/